quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
sexta-feira, 6 de novembro de 2015
Visitando estaleiros
terça-feira, 3 de novembro de 2015
Mulheres navegando em 1933
Extraordinário registro filmado de uma tranquila navegada de tres jovens mulheres, presume-se russas, nas águas interiores de Norfolk Broads, Inglaterra, em 1933.
A vela tem sido tradicionalmente um esporte predominantemente masculino e embora esse caráter venha se alterando, ainda resta um longo caminho a ser percorrido para torná-la um ambiente mais acolhedor para as mulheres.
sexta-feira, 26 de junho de 2015
sábado, 13 de junho de 2015
Vito Dumas, um clássico argentino
VITO DUMAS foi desenhado por Manuel Campos e construído em 1933 por José Parodi em Buenos Aires, Argentina. Seu comprimento é 31'6 sem grupé.
Originalmente era chamado IRUPE seu nome foi mudado pelos próximos proprietários para VITO DUMAS em honra ao portenho, atleta e herói nacional que deu a volta ao mundo solitário em 1942-43. . Um dia, Dumas (o homem) entrou no estaleiro de José Parodi e ao ver IRUPE em construção, disse "Eu quero algo assim". E assim Manuel Campos projetou e José Parodi construiu, especialmente para a viagem histórica de Dumas. O barco encomendado por Dumas era um barco maior baseado no IRUPE que acabaria de ver e que mais tarde passou a ter o seu nome - VITO DUMAS.
domingo, 7 de junho de 2015
quarta-feira, 22 de abril de 2015
terça-feira, 7 de abril de 2015
sexta-feira, 3 de abril de 2015
Piratas no Brasil

A saga épica e bem humorada trata de um tempo em que os mares e oceanos do planeta, em especial da região do Caribe, eram infestados de ladrões e aventureiros interessados nas riquezas que fluíam do Oriente e do Novo Mundo para a Europa a bordo dos navios mercantis de Portugal e Espanha.
O que poucas pessoas sabem é que parte desse roteiro teve como cenário também o Brasil, alvo de ataques memoráveis piratas durante o período colonial.
Este é o tema de um livro com o selo Globo Livros. Esta é uma obra que pode ser lida, simultaneamente, como um bom trabalho acadêmico e como um excelente livro de interesse geral.
Jean Marcel e Sheila Hue são intelectuais capazes de aliar profundidade, metodologia e consistência de pesquisa com um texto agradável e acessível, de fácil entendimento mesmo para o leitor comum, não habituado à linguagem peculiar dos livros de História. Recomendo!
Laurentino Gomes
Assinar:
Postagens (Atom)